Churrasco? Sim! Fogo? lenha ou carvão?

Acordar em um belo domingo e de imediato pensar ‘bora fazer um churrasco’. Reunir a família e amigos para jogar conversa fora é tipico do brasileiro. Mas na hora do churrasco, melhor fazer o fogo com lenha ou carvão?

Tanto a lenha quanto o carvão oferecem um ótimo sabor à carne. Quando falamos em carvão, ganhamos muito em praticidade. Afinal, em qualquer mercado próximo da sua casa é possível encontrar o saco do produto, limpo e pronto para o uso. Além de que, é fácil de acender e formar nossa brasa rapidamente.

Mas, ainda ontem fui ao mercado comprar carne e ao lado do carvão encontrei saco de lenha para venda. Encontrar lenha já não é um obstaculo para o seu churrasco.

Pesquisamos e aqui vai algumas informações.

Lenha

A lenha é certamente o material mais original quando o assunto é combustível para assar carnes no churrasco.

Suas principais características são: queimar por muito tempo, o que é bom, mas de forma desigual e imprevisível, o que pode ser bom ou ruim.

Se dominar e controlar fogo soar algo divertido, então essa deve ser a opção escolhida. A lenha solta mais fumaça que o carvão no churrasco e isso da um sabor especial na carne quando estiver pronta. Cuidado ao escolher a lenha para o churrasco, se estiver muito verde acaba soltando fumaça demais que pode interferir no gosto da carne no churrasco.

Existem vários tipos de madeira que pode usar para grelhar/assar a carne num churrasco. Tudo depende do seu gosto e da carne que pretende cozinhar.

A madeira diferencia-se entre madeira dura e suave. Sendo que a diferença é a densidade celular.

Madeiras duras como carvalho e nogueira têm mais densidade, por isso são mais difíceis de atear lume, mas quando acesas produzem brasas extremamente quentes e duradouras.

Enquanto que madeira da macieira ou cerejeira são suaves, mais fáceis de acender e há quem diga que o seu fumo dá um sabor mais adocicado à carne. As diferentes densidades da madeira também servem para diferenciarmos os tipos de carne ou peixe que vamos grelhar/assar no nosso churrasco.

Mas afinal qual lenha usar?

O ideal para um churrasco será uma mistura de madeiras suaves e duras. A madeira suave acende mais rápido e a uma temperatura menor, sendo boa para iniciar o fogo, o problema é que queima rapidamente logo não tem uma boa temperatura para cozinhar, é aí que entra a madeira dura.

Geralmente e preferencialmente essa madeira é mais seca, mas como é mais densa demora mais tempo a criar uma boa chama. Assim que estiver acesa, deixe ela queimar bem criando umas boas brasas, que são mais quentes que o fogo. Essas brasas de madeira dura vão durar bastante tempo e são ideais para cozinhar.

Lembre-se de utilizar pedaços de madeira mais pequenos, dessa forma consegue brasas mais rapidamente. E pode ir sempre acrescentando mais, se chegarem mais convidados e tiver mais carne para grelhar.

Antes de começar a queimar a madeira para fazer brasas lembre-se que nem toda a lenha é viável para cozinhar.

Deve evitar as lenhas resinosas como pinheiro porque estas vão libertar fumos que irão tornar a comida completamente intragável. Além disso evite também utilizar lenha que esteja ainda verde ou molhada. Principalmente porque além de demorar imenso tempo a acender, elas também vão libertar substâncias que em vez de melhorar o sabor da carne vão apenas piorar.

Para grelhar/assar porco e vaca utilize mesmo a madeira seca e de nogueira ou carvalho. Essas duas espécies de madeira aguentam bem o fogo, produzem boas brasas e duradouras, cozinhando a carne no ponto e na temperatura ideal para criar a crosta gostosa e ao mesmo tempo cozinhar a carne por dentro. Para carnes mais magras e peixe, pode sempre usar lenha de cerejeira ou de macieira porque esta comida é mais rápida de cozinhar.

Ramos de ervas podem ser usados para dar uma atmosfera mediterrânea no churrasco.

Carvão

Existem inúmeros tipos:

Carvão briquete: é mais seco e atinge a temperatura ideal para o cozimento da carne em menos tempo. Devido sua composição mais pesada, garante o fogo durante toda a preparação. Tem menor custo e também é ecologicamente correto, pois reduz o impacto negativo sobre as florestas.

Carvão de bambu: por não exalar muita fumaça ou cheiro é ideal para churrascos ao ar livre ou em locais pequenos. Garante brasa de longa duração e também agride menos o meio ambiente.

Carvão vegetal: é proveniente da carbonização da madeira e da lenha. Seu uso é mais comum, porém pode não ser tão ecológico, embora não libere muita fumaça quando utiliza madeiras de acácia negra ou de eucalipto. Contudo, alerta-se que devido sua grande oferta, este tipo de carvão pode ser misturado com outras substâncias inadequadas ao contato humano, Por isso sempre escolha marcas de procedência conhecida.

Dicas para acertar no carvão

Evite o carvão muito quebradiço ou que apresente muito pó, por não ter muita qualidade.

Quanto mais secos e grandes forem seus pedaços, melhor ficará a brasa, devido à possibilidade de circulação de ar na churrasqueira, o que potencializa a queima do carvão.

A quantidade de carvão necessária para a realização de bom churrasco pode variar conforme o tipo de churrasqueira, do corte da carne e do tipo de carne. De modo geral, para um churrasco com 10 convidados bastam 5 kg de carvão de boa qualidade.

Para acender a brasa use álcool gel ou álcool em pasta.

É importante sempre manter a brasa viva durante o churrasco, o que pode ser feito com a inserção de carvão por todo o tempo, para que se possam alcançar os pontos ideais da carne, conforme o gosto do churrasqueiro e de seus convidados.

As chamas nunca podem tocar a carne.

*******

Ahh…. se nada disso de certo, Cupim Churrascaria esta de porta aberta todo dias, das 10:30 ate as 13:30, servindo churrasco, variedade em saladas e pratos quentes, suco natural e a sobremesa é por conta da casa.

Atendemos eventos, festa de aniversários, dia de campo, palestra.

Leve o melhor churrasco para seu evento, leve a Cupim.

 

Fonte de pesquisa:

UmComo

Jacomar

Blog do Churrasco

 

JUNTE-SE
Concordo em transferir minhas informações pessoais para MailChimp ( mais informações )
Junte-se a Cupim, fique ligado nas promoções, eventos e posts. A nossa casa é CHURRASCO todo dia!
Nós odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *