Carne de soja? Como é feita? De onde vem? Para onde vai?

A carne de soja é um alimento rico em proteína vegetal. Feito a partir da soja, que substitui o consumo da carne de origem animal.

Há muito tempo, os vegetarianos descobriram a proteína de soja, uma ótima opção na substituição da proteína animal. Entretanto, de uns tempos para cá, ela acabou ficando famosa também entre os não-vegetarianos por causa dos seus inúmeros benefícios causados à saúde. Sendo assim, conheça melhor a proteína de soja nesse artigo e inclua-a na sua dieta diária para sentir os seus efeitos.

Como é feita a carne de soja?

Tudo começou com a igreja americana Adventistas do Sétimo Dia. No começo do século XX, pesquisava uma alimentação alternativa à proteína animal para seus seguidores, a maioria vegetarianos. Foram eles que lançaram, em 1922, o primeiro produto do gênero.

A técnica mais utilizada só surgiu no final dos anos 50, a partir dos farelos que sobram da extração do óleo de soja. Eles são passados, sob alta pressão e alta temperatura, pela rosca de um grande aparelho industrial chamado extrusor.

Após os grãos de soja passar em um processo com alta temperatura, seu farelo vira farinha texturizada, insolúvel em água e de aparência similar a uma carne moída. Essa farinha é livre de gorduras e carboidratos, sendo rica em fibras, vitaminas, proteína e sais minerais.

Bem como além de não possuir colesterol, essa proteína vegetal é rica em fibras e bem mais barata que a carne animal. Apesar de substituir a carne animal em dietas vegetarianas, o principal uso ainda é encorpar a massa de salsichas, mortadelas e salames.

O sabor da carne de soja é neutro e ela pode ser encontrada em diversas formas, como triturada, ou em pedaços grandes na forma de bifes e filés. O seu consumo é feito em receitas de sopas, quibes, hambúrgueres, yakisoba, estrogonofe, assados, entre outras receitas.

A carne de soja apresenta alto valor proteico e oferece muitos benefícios à saúde.

Apesar de a proteína de soja ser considerada pouco saudável por uma minoria, nutricionistas ressaltam o quão bem esse alimento pode fazer para a saúde. É preciso apenas ficar atento ao modo como ela é produzida e assim optar por marcas que informam os detalhes de preparação, bem como o tipo de soja utilizada, transgênica ou convencional.

Quais os benefícios da carne de soja para o corpo?

A principal propriedade da carne de soja é a proteína, substância que auxilia o organismo em várias funções, por este motivo, o seu consumo é tão recomendado.

A carne de soja ajuda a emagrecer e a aumentar a massa muscular, visto que ela contém vitaminas do complexo B, vitamina E, e sais minerais como o potássio, zinco e ferro, também os aminoácidos arginina e glutamina, ajudando no aumento da massa magra e fortalecimento dos músculos, aliado a prática de exercícios físicos.

Esse tipo de carne também pode contribuir para a saúde do sistema nervoso central, especialmente na terceira idade, para evitar qualquer tipo de problema que possa atrapalhar capacidade cognitiva.

Outro destaque é a vitamina B12, muito importante para prevenir a anemia.

A carne de soja conta com um menor teor de gordura que a carne animal, essa característica é responsável por efeito que muito contribui para a saúde, a diminuição do colesterol ruim – LDL.

 

Fonte de pesquisa:

Jacomar

Guia do corpo

Super interessante 

JUNTE-SE
Concordo em transferir minhas informações pessoais para MailChimp ( mais informações )
Junte-se a Cupim, fique ligado nas promoções, eventos e posts. A nossa casa é CHURRASCO todo dia!
Nós odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *